
sábado, 31 de outubro de 2009
RETIRO DE ADVENTO - 29 DE NOVEMBRO - 9h - Santuário Magnificat - Curitiba / PR

Um raio de luz no mundo!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
A partir da fonte de graças...
sábado, 24 de outubro de 2009
Um dia estudo e reflexão sobre a fé cristã: A Liturgia!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Fórum Mulher - Relatório da Bahia
EM SALVADOR/BAHIA, 19/09/2009, ACONTECEU 1º FÓRUM MULHER.
Lúcia Muniz – Lafs/BA
O Movimento Apostólico de Schoenstatt, através da Liga Apostólica Feminina – Lafs/BA realizou o 1º Fórum Mulher, em Salvador/ Bahia/Brasil, no Teatro do Colégio São José, em 19 de setembro de 2009.
Os Desafios do “Ser” Mulher no Mundo Contemporâneo, tema do Fórum, objetivou reunir mulheres que veem em Maria a mulher por excelência, a criatura humana mais extraordinária do universo. A obra prima de Deus. O Fórum refletiu sobre a dignidade, missão e vocação da Mulher na sociedade moderna, a luz dos princípios evangélicos, com destaque para a Carta Mulieres Dignitatem, do Papa João Paulo II e os fundamentos pedagógicos da Pedagogia Mariana do Pe Kentenich.
Foi um dia singular e plural na vida de 300 mulheres baianas: médicas, enfermeiras, advogadas, juízas de direito, psicólogas, professoras, donas de casa, estudantes, pedagogas, religiosas de várias congregações que se reuniram para exaltar Maria e vê-la como Mãe, Rainha, Educadora e modelo de Mulher.
Na programação pensada os destaques foram para a vivência de abertura, uma exaltação à Maria realizada por Stephanie e Isabelle, apostolas de Maria, filhas do casal Raulino e Ana Mônica da Liga das Famílias, seguida de uma apresentação em GR, dança apresentada por alunas do Colégio São José, onde a vida foi à mensagem, criação e dom de Deus; a conferência Magna: Os desafios do “Ser” Mulher no Mundo Contemporâneo. Dignidade, Missão e Vocação da Mulher proferida pela Ir Maria da Graça Henriques deixou ecos no coração das mulheres presentes.
O Fórum Mulher também, num segundo momento, veiculou um breve documentário – A Sétima Morada. Santa Edith Stein -, e um painel com o tema: A Mulher e as Profissões: saúde, justiça, educação, música e teologia. Dignidade e Ética nas relações de trabalho, com a participação da Drª Cláudia Galvão, Drª Ana Conceição Barbuda Ferreira, Profª Lúcia Muniz, Profª Heloisa Leone e Profª Geni Hoss.
Para coroar esse dia especial, Dom João Carlos Petrini, Bispo – Auxiliar, da Arquidiocese de São Salvador celebrou a Santa Eucaristia.
sábado, 17 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Rumo ao jubileu

domingo, 11 de outubro de 2009
Escola de Maria

Festa da Aliança
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
25 anos de sagrada hstória

terça-feira, 6 de outubro de 2009
Aqui e acolá!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
A mulher no mundo do trabalho
Geni Maria Hoss, setembro 2009
No Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 2004, § 295, encontramos de forma clara e sucinta a preocupação da Igreja pela situação da mulher e seu direito igual ao trabalho como forma de igualdade de dignidade e direitos, nem sempre reconhecido: "O gênio feminino é necessário em todas as expressões da vida social, por isso deve ser garantida a presença das mulheres também no âmbito do trabalho. O primeiro e indispensável passo em tal direção é a concreta possibilidade de acesso a uma formação profissional. O reconhecimento e a tutela dos direitos das mulheres no contexto do trabalho dependem, em geral, da organização do trabalho, que deve levar em conta a dignidade e a vocação da mulher, cuja «verdadeira promoção ... exige que o trabalho seja estruturado de tal maneira que ela não se veja obrigada a pagar a própria promoção com o ter de abandonar a sua especificidade e com detrimento da sua família, na qual ela, como mãe, tem um papel insubstituível ». É uma questão sobre a qual se medem a qualidade da sociedade e a efetiva tutela do direito das mulheres ao trabalho.A persistência de muitas formas de discriminação ofensivas da dignidade e vocação da mulher na esfera do trabalho é devida a uma longa série de condicionamentos penalizantes para a mulher, que foi e ainda é « deturpada nas suas prerrogativas, não raro marginalizada e, até mesmo, reduzida à escravidão». Estas dificuldades, lamentavelmente, não estão superadas, como bem mostram por toda parte as várias situações que aviltam as mulheres, sujeitando-as também a formas de verdadeira e própria exploração. A urgência de um efetivo reconhecimento dos direitos das mulheres no trabalho se adverte especialmente sob o aspecto retributivo, assegurativo e previdenciário.
A presença da mulher no mundo do trabalho não é somente desejada, mas defendida, com todos os direitos inerentes ao exercício profissional.
domingo, 4 de outubro de 2009
Magnificat Lc 1,46,55
- A Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador! - porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita. - O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome! - Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que o temem. - manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos. - derruba os poderosos de seus tronos, e eleva os humildes. - sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. - Acolhe Israel seu servidor, fiel ao seu amor. - como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito, desde agora e para sempre, pelo séculos. Amém. Fonte: Bíblia - Ave Maria