quarta-feira, 27 de outubro de 2010

UNILAFS: Informativo - Outubro 2010


UNILAFS



Informativo da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt



ANO IV – No. 16 – outubro/2010




PALAVAS DA ASSESSORA – Estamos a caminho de mais um tempo litúrgico da Igreja, chamado advento, tempo de preparação para o grande acontecimento do nascimento do Filho do Pai Eterno. Também se aproxima o final do ano civil e as atividades são múltiplas, por isso vamos nos lembrar de que apesar de todo trabalho o mais importante é acolher as graças deste tempo do advento meditando no grande dom que Cristo, por amor e misericórdia se fez um de nós, para que nós pudéssemos chegar ao céu. O nosso caminho vai de volta a Deus Pai, vamos refletir sobre esta realidade?

Você está recebendo mais um número do nosso UNILFAS; percebeu que nosso informativo está com algumas novidades? Estamos procurando ir ao seu encontro, levando uma mensagem de nosso Ramo, informando e formando; leia e nos envie sua proposta, ela é bem vinda. Unidas no amor de Cristo e de nossa Rainha de Schoenstatt. Ir. M. Jacinta



OUTUBRO


ACONTECEU... O MÊS DO ROSÁRIO E DAS MISSÕES E O MÊS DA ALIANÇA DE AMOR!

Na mensagem do nosso Papa Bento XVI para o dia Mundial das Missões (24/10) ele nos deu um recado:

“Neste mês das Missões, dentre as inúmeras atividades eclesiais em todo o mundo, a Igreja convida-nos também a aprender de Maria, mediante a oração do Santo Rosário, contemplando o projeto de amor do Pai pela humanidade para amá-la como Ele a ama”, a exemplo do Servo de Deus, João Luiz Pozzobon que rezava 15 vezes o terço ao longo do dia e assim ficava numa contemplação contínua da vida de Cristo e Maria.

Ser missionário significa antes de tudo colocar-se a caminho. O missionário não é aquele que chega, mas aquele que parte. Foi desta forma que se concretizou a missionaridade dos Apóstolos. Eles partiam e não se estagnavam num local, estavam sempre a caminho pregando o Evangelho para todos sem distinção. Este é o verdadeiro missionário, não escolhe terra ou nação, vai para onde o Pai o envia.




MÊS MARIANO POR EXCELÊNCIA



Dia 12 celebramos Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do nosso Brasil e no dia 18 celebramos nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt que se estabeleceu em nosso Santuário para derramar sobre seus filhos prediletos, bênçãos e graças infinitas.

A consagração de 18 de outubro de 1914 é o 1º. Marco Histórico do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

“Marcos” em Schoenstatt são pontos muito importantes porque determinam fases em que se pode comprovar, de forma bem clara, a atuação e a presença da Divina Providência, na Obra.

18/10/2010 - 96 anos da Aliança de Amor


CELEBRAMOS MAIS UM DIA DA ALIANÇA ...AGORA, APENAS UM TRIÊNIO NOS CONDUZIRÁ A 2014!



CONGRESSO DE OUTUBRO



Nos dias 22, 23 e 24 foi realizado mais um Congresso de Outubro no Regional sudeste, em Atibaia.

RUMO AO CENTENÁRIO DA ALIANÇA 2014
O Congresso de outubro deste Ano nos assinalou os conteúdos do último triênio 2011-2013.

Nesse final de preparação ao Centenário da Aliança refletimos sobre as correntes de vida na Família ao longo destes 100 anos: corrente do Pai (2011), corrente de Santuários (2012) e corrente missionária (2013). No Brasil, colocamos também um acento especial no Santuário e o Congresso lançou o novo lema.


Você já sabe qual é esse nosso lema?




NOVEMBRO




DIA 2 - PRELÚDIO PARA A VIDA ETERNA.



A catequese cristã da morte não prega tristeza, separação. Antes, fala de encontro de amigos, de esposos. Deve ser para nós um comovente prelúdio para a vida eterna.



Dia 7 - SANTOS À CAMINHO


Essa celebração teve origem em Antioquia no Oriente no Século IV, e foi introduzida no Ocidente em Roma no Século VI.

A festa do Dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.

Segundo o ensinamento da Igreja, a intenção catequética desta celebração que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, à imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto nos faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) e que cada pessoa o pode ser, mas sobretudo faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós.

"Ser santo é fazer o ordinário extraordinariamente. E isto todas somos capazes."
(Pe. José Kentenich)



DIA 21 - EI, EI, EI, CRISTO É NOSSO REI!


Ao Rei dos Séculos, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

A festividade de Cristo Rei foi instituída liturgicamente no ano santo de 1925. Esta festa de Cristo Rei é pois das mais recentes da liturgia.

No último domingo do ano eclesiástico, confessamos a Jesus Cristo Rei e Senhor do universo. Rei e Senhor da criação inteira. O centro da história. A esperança da humanidade. Porque Cristo, que é a salvação de Deus para todos os homens, já inaugurou seu reino neste mundo.

Nesse dia encerramos o ano litúrgico e começamos o tempo ADVENTO. A Igreja convida-nos a concentrar nossa mente e coração nesse fundamento de nossa fé; Jesus Cristo, o Senhor.



VEM, SENHOR, VEM NOS SALVAR!


ADVENTO é o período de reflexão e conversão que antecede o Natal. Nesse período devemos nos dedicar à preparação para a chegada de Jesus, o Menino Deus, de repensarmos e olhar para dentro de nós mesmas a fim de que possamos descobrir esta presença de renovação, a BOA NOVA...

O tempo do Advento não só nos alegra com a efusão da misericórdia divina do nascimento de Jesus, mas fortalece em nós a esperança de sua vinda gloriosa e da completa redenção da humanidade no final dos tempos.


DEZEMBRO
DIA 8 –MARIA, LÍRIO ENTRE OS ESPINHOS

O dogma da Imaculada Conceição foi solenemente definido Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus, em 8 de Dezembro de 1854.

Maria, a Imaculada, cuja festa celebramos, no início do Advento, é a AURORA que clareia a noite do pecado e anuncia a vinda do SOL divino, CRISTO, para fazer brilhar no mudo a luz da salvação.

Diz nosso Fundador: “Na glória de sua Imaculada Conceição, reune-se todas as virtudes, e o esplendor de sua pureza supera o encanto de todos os anjos e santos. É impossível descrever a grandeza e glória de Maria em toda sua plenitude”.

Para refletir: Como posso conquistar para mim o espírito da Imaculada e tornar-me esta nova mulher cristã – Tabernáculo Vivo – que o mundo de hoje precisa?


APLAINAI OS CAMINHOS...

A Novena de Natal...de 15 a 23 - prepara-nos para receber dignamente o Filho de Deus. Esta celebração é um tempo forte para nossa fé e caminhada.

Prepare seu coração participando dessa novena em sua comunidade!





Natal - A Luz brilhou nas trevas!!!

Mais um Natal está chegando e com ele, mais uma vez, Deus manifesta toda a sua humanidade e sua bondade para conosco no nascimento de seu Filho Jesus. Natal, momento de festa, de encontro, de alegria, de acolhida.

“Sigamos agora o convite dos pastores. Vamos depressa à Belém! Vejamos o que o Senhor nos mostra aí. Que vemos? Não só o Menino no presépio, vemos, igualmente, a criança ao colo de sua bendita Mãe! Que nos tem isso a dizer?

Se quisermos compreender a Jesus, se quisermos amar a Cristo assim como ele deve ser amado; se quisermos mudar de vida e tornar-nos semelhantes a Cristo, nós sempre o encontraremos nos braços de sua Mãe. O caminho melhor, mais seguro e mais curto para que Cristo se torne, outra vez, Senhor de nossa vida, para torná-Lo rei de nosso coração é, e será sempre, uma delicada e terna devoção à Maria.” (Pe. José Kentenich)

Rezemos com nosso Fundador: “Com júbilo imerge, novamente, o Senhor em minha alma, para que em tudo a Ele eu seja semelhante como tu: torna-me portadora de Cristo para nosso tempo, a fim de que resplandeça na mais clara luz do sol”. (RC189)

Sugestão: Poderíamos preparar o berço do Menino Jesus, colocando, simbolicamente, nele tudo quanto fizermos em preparação ao Natal.



DIA 26 - FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A Família de Nazaré é uma família como qualquer família de ontem, de hoje ou de amanhã, que se defronta com crises, dificuldades e contrariedades. No entanto, é uma família unida e solidária, que escuta a Palavra de Deus e obedece aos seus desígnios.

Para refletir: Procuro no meu dia-a-dia estar junto aos meus e, na medida do possível, atendê-los em suas necessidades?



1º. De janeiro - Festa da Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz

THEOTÓKOS – MÃE DE DEUS

A Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus é a primeira Festa Mariana que apareceu na Igreja Ocidental, sua celebração se começou a dar em Roma no século V.

Maria, a cheia de graça, ao assumir em seu ventre o Menino Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, converte-se na Mãe de Deus, dando tudo de si para seu Filho. A participação de Maria na salvação recebeu como a mais alta qualificação possível e pensável: ser Mãe de Deus.


NESTE DIA TAMBÉM CELEBRAMOS O DIA MUNDIAL DA PAZ

“A busca da paz requer uma abertura à experiência dos nossos irmãos e irmãs e um empenho eficaz em respeitar a dignidade e liberdade do outro.” (Papa João Paulo II)

O papa nos exorta a unirmo-nos sem temor para edificar a “civilização do amor, fundada sobre os valores universais de paz, solidariedade, justiça e liberdade”.

Para refletir: Onde, na minha vida, ainda não experimento paz? Como conseguí-la?


20 Janeiro: 2º. Marco Histórico de Schoenstatt – O Fundador decide livremente ir para o Campo de concentração de Dachau.


Em um bilhete escrito no dia 20 de janeiro, o Fundador nos revela seu pensamento e sua disposição interior: “Sei o que está em jogo e penso na Família, na Obra... Mas, justamente por esse motivo, penso que devo agir assim... Procurai primeiro o Reino de Deus ... e tudo o mais vos será dado por acréscimo...” Por isso o 20 de janeiro, explica o Fundador, é o símbolo do triunfo da Aliança de Amor. E deste ato, que parecia morte, irrompeu para a Obra de Schoenstatt uma corrente de vitórias e veio a ser o eixo central de toda a Obra, para sempre.


CAMINHANDO EM ALIANÇA

No número anterior do UNILAFS vimos que a Aliança de Amor selada com a Mãe de Deus deve criar em nós um estreito vínculo fraterno; ela deve criar em nós laços de família. Assim a Aliança de Amor com Maria coloca diante de nós uma dupla tarefa:

-ser família e formar família.

SER FAMÍLIA, ou seja, viver em concreto e na prática uma “estreita solidariedade de destinos”; saber-nos e sentirmo-nos irmãos, membros solidários uns dos outros; sermos responsáveis pelo irmão, viver o “um no outro, um com o outro e um para o outro”. Este é o autêntico espírito de Schoenstatt. E para que isso seja possível, não basta uma pura “convivência pacífica”, um “respeitar-nos” uns aos outros, ou o mero estar vinculados “espiritualmente”. É necessário positivamente o cultivo de uma unidade real, de coração, palavra e obra, espiritual e material, de planificação e de trabalho, uma unidade capaz de ser sinal e instrumento e salvação de um mundo cada vez mais dividido.

Depois que selei minha Aliança de Amor procuro seguir este espírito Schoenstattiano, desenvolvendo a tarefa de “ser família”?

Para refletir:
- Manifestei, por demonstrações de aproximação, serviço e solidariedade minha preocupação pelos irmãos?

- Sou “construtora da paz”, vínculo de união? Entre que pessoas? Como?

No próximo número do UNILAFS abordaremos a tarefa de “formar família”.


NOSSOS HERÓIS DE SCHOENSTATT


José Engling – Faleceu em 04 de outubro de de 1918, em Cambrai, França, durante a 1ª. Guerra Mundial.

Ele participou da Fundação de Schoenstatt, em 18 de outubro de 1914, e viveu a Aliança de Amor com a Mãe de Deus de maneira profunda, com todo o seu coração.

Sua vida de Aliança levou o Pe. José Kentenich a dizer: "Engling foi o Documento de Fundação vivido!"

Seu processo de beatificação transcorre na diocese de Treves, Alemanha.

Seu Ideal Pessoal: "Ser tudo para todos e propriedade especial de Maria".


Irmã M. Emilie Engel – Faleceu em 20 de novembro de 1955. Nascida no dia 6 de Fevereiro de 1893, em Husten, Kreiss Alpe, Alemanha, a jovem Emilie levava jeito para os estudos. Logo no ano de 1914, formou-se professora.

De 1941 a 1946, viveu na Casa Geral, em Schoenstatt e de 1946 a 1955 ocupou o cargo de Superiora Provincial das Irmãs, em Metternich. Sofrendo de paralisia desde 1953, pouco a pouco foi se confinando em uma cadeira de rodas, até sua morte, na Casa Provincial, em Metternich, Alemanha.

Seu Ideal Pessoal: "Sim Pai!"


Padre Máximo Trevisan – Faleceu em 13 de dezembro de 1959. Seu Ideal Pessoal: "Vítima Perfeita do Pai e da Mãe". Ideal Força: "Servo Perfeito de Maria, MTA".


Lenir Bavoso – Heroína da Liga das Mães no Brasil, de Curitiba PR. Faleceu em 13 de dezembro de 1975.

Ideal Pessoal: "Semente dos Fundadores do Santuário."


Elda Martelo Viero – Faleceu em 23 de dezembro de 1960.

Seu Ideal Pessoal: "Filha Triunfadora e Vitória do Pai."


Bárbara Kast Rist – Heroína da juventude Feminina de Schoenstatt.

Em 29 de dezembro faleceu em Bella Vista, Santiago, Chile. Em setembro de 1967, ingressou no Movimento de Schoenstatt, depois de ter refletido muito e se preparado para merecer um lugar nele.

Seu Ideal Pessoal: "Tabernáculo de Deus, portadora de Cristo e Schoenstatt aos homens".



LEMBRETES IMPORTANTES DO CALENDÁRIO 2011!!!

  • REGIONAL PARANÁ - Encontro de dirigentes nos dias 15 e 16/01 no Paraná;

  • Vamos nos preparar para o Encontro anual que acontecerá nos dias 5, 6 e 7/03, em Atibaia: comece a fazer seu "pé-de-meia" para poder estar conosco nessse Encontro. A Mãe de Deus a espera! Prepare-se e convide uma amiga, pois será também para iniciantes!!!

  • 23 e 24 de julho - celebramos 40 anos do 1° Encontro da LAFS - PARA ESTA DATA ESTÁ AGENDADO UM ENCONTRO INTER-REGIONAL EM LONDRINA...PREPARE-SE!!!



LIGA APOSTÓLICA FEMININA DE SCHOENSTATT


Quem somos?

Como Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt somos mulheres de coração jovem, de “bem com a vida”, profissionais inseridas e atuantes na sociedade.

Selamos com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt uma Aliança de Amor e descobrimos nela, a Mulher por excelência, a Bendita entre as Mulheres e a temos como nossa Educadora.

Queremos ser no mundo sinais da presença de Maria. Para atingir essa meta, nos orientamos na espiritualidade de Schoenstatt, na qual encontramos respostas aos desafios de uma sociedade pós-moderna.

Essa riqueza que possuímos queremos presentear a todos que convivem conosco em nossa profissão, na universidade, nos hospitais, nos serviços públicos, empresas, nos diversos campos de trabalho, em nossas Paróquias e famílias.

A Igreja espera que sejamos discípulas missionárias para nosso tempo! Que testemunhemos com nosso modo de ser, pensar e agir o que somos: braço do Movimento que se estende para fora ou a face de Schoenstatt que aparece na publicidade!

A nossa convicção como Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt é sermos apóstolas de nosso tempo no espírito da Igreja!

Caso você tenha interesse em conhecer melhor a nossa LAFS, entre em contato conosco pelo e-mail secretarialafs@gmail.com

Acesse também o nosso blog: http://www.ligaapostolica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS NOTÍCIAS