quarta-feira, 25 de março de 2015

A ANUNCIAÇÃO – O ‘Ave’ no ouvido


O sim crente e obediente de Maria. O sim de Maria na hora da Anunciação foi decisivo na história da salvação. Foi um profundo ato de fé. Neste momento, foram reveladas à Mãe de Deus grandes verdades da fé cristã: As palavras do anjo Gabriel anunciaram pela primeira vez no Novo Testamento a verdade sobre a Santíssima Trindade – que Deus, sendo um só – é Pai, Filho e Espírito Santo. O anjo disse a Maria: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo (...) O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,30-32.35).

         Anunciação: aurora da Nova Aliança. O acontecimento da Anunciação do Senhor tem um lugar fundamental na história da aliança entre Deus e a humanidade. Criado para viver em aliança com Deus, o ser humano rompeu a relação com o pecado.

O momento da Anunciação é a aurora da Nova Aliança, o momento esperado por muitas gerações. Na Anunciação, Nazaré se torna o novo Monte Sinai. Não mais a assembleia do povo responde, mas uma só pessoa – Maria - como a representante de todo o povo da Nova Aliança. Por isso, o sim de Maria é o começo de um novo tempo.

Maria, instrumento vivo de Deus na ‘história da aliança’. Com o anúncio do anjo, Maria toma consciência da missão que Deus lhe confiou: o Todo-poderoso a convida a aceitar livre e fielmente a vocação de ser a Mãe do Salvador.
O acontecimento da Anunciação coloca Maria no centro da história da aliança, onde lhe é pedida sua colaboração livre e incondicional. Deus, que é Onipotente, é fiel a si mesmo e não quer salvar o mundo sem a cooperação humana. Por isso, o ingresso do Deus encarnado no mundo inteiro é precedido da livre cooperação de Maria. Sua resposta pronta e generosa faz dela instrumento vivo de Deus na obra da Salvação.

No Santuário de Schoenstatt a Mãe Três Vezes Admirável nos educa a dizer ‘Fiat’ (Faça-se). A Mãe de Deus continua sua ação em nosso mundo como cooperadora na obra de seu divino Filho. Nós cremos que ela realiza a sua missão hoje, também, pelos Santuários de Schoenstatt, onde pela Aliança de Amor educa seus filhos a, com e como ela, dizerem sempre sim aos desejos e à vontade do Pai.

Uma das graças específicas do Santuário é a da transformação interior. Maria, como boa Mãe, é educadora e não descansa até que todos os filhos confiados a ela recebam os traços de seu divino Filho Jesus Cristo. E quem foi mais parecida com Jesus do que sua própria Mãe? Por isso, a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável visa a fazer de cada um que estende as mãos a ela, pequenos reflexos de Maria.

“O ‘Ave’ no ouvido (Lc 1,26-38). De onde vem ‘Ave”? Do próprio Deus! Quem envia a saudação a Maria? O Deus eterno, a Santíssima Trindade, através de um mensageiro.

Um comentário:

  1. Most assuredly, forum denizens will complain even if both versions are identical. They’ll complain that the graphical parity is proof that the PS4 version was “downgraded” to prop up the underpowered Xbox One.
    RS3 Gold

    ResponderExcluir